O triatlo é uma palavra de origem grega que representa um acontecimento desportivo distribuído por três modalidades. Nos dias de hoje, triatlo é uma combinação de natação, ciclismo e corrida, que obedece a sequência citada e sem descontinuidade entre as modalidades.
O triatlo moderno, surgiu como modalidade praticada no “San Diego Track Club” em 1970. O primeiro grande evento desportivo de triatlo, foi o Ironman Triathlon, organizado em 1978 no Havaí. O propósito da competição centrou-se na tentativa de esclarecer qual dos praticantes: nadador, ciclista ou corredor, era o melhor atleta. Baseado neste princípio, a competição era puramente individual, onde não era permitido interações entre os participantes. Por exemplo, não era permitida prática de drafting (anda na roda), no ciclismo.
O triatlo tornou-se modalidade olímpica nos jogos de Sydney no ano 2000, após sofrer algumas modificações estabelecidas pela União Internacional de Triatlo (ITU). Em Portugal nasce praticamente em 1989 com a criação da Federação Portuguesa de Triatlo. Neste momento fazem parte desta Federação 88 clubes (entre elas o C.C.D de Matosinhos) e tem ao seu encargo 2238 atletas federados.
As provas de triatlo classificam-se de acordo com as distâncias. Assim:
1. Distância Super Sprint (Prova aberta): 350 metros de natação / 10 km de ciclismo / 2,5 km de corrida,
2. Distância Sprint: 750 metros de natação / 20 km de ciclismo / 5 km de corrida,
3. Distância Olímpico: 1.5 km de natação / 40 km de ciclismo / 10 km de corrida,
4. Distância Meio-Ironman, Ironman 70.3 ou Half-Ironman: 1.9 km de natação / 90 km de ciclismo / 21 km de corrida,
5. Distância Ironman: 3.8 km de natação / 180 km de ciclismo / 42 km de corrida,
6. Distância Ultraman: 10 km de natação / 421 km de ciclismo / 84 km de corrida (Esta prova é a única que é feita em três dias).
As provas que mais se realizam em Portugal são as de distância Sprint e Olímpicas, contudo temos algumas provas na distância Half-Ironma e Ironman. Nos dias de hoje, o Triatlo é quase uma modalidade da “moda” onde o poder da auto-superação impera, deixando um pouco de parte o espirito competitivo que reina noutras modalidades, como dito por muitos praticantes: “É uma grande família”.